Região

Definido local de instalação de uma Estação Meteorológica em Palmas

É uma demanda existente na questão da leitura de uma temperatura correta e também na aferição de outros dados
Visita realizada nos últimos dias na localidade de Horizonte (Foto: Assessoria)

Após a visita do técnico do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Marcelo Aurélio Dombek, na fazenda Santa Rita, localidade de Horizonte em Palmas, ficou definido local apropriado para a instalação de uma nova Estação Meteorológica (EM) no município.

Neste ponto foi verificada altitude de 1.344 m. A prefeitura de Palmas ficará responsável para fazer o cercamento deste local (medindo 15 m por 15 m) e também o acesso.

Dombek comenta que nesta localidade visitada tem boa visibilidade com as variáveis velocidade, direção do vento, pressão atmosférica, radiação solar, temperatura, umidade e a chuva. “Procuramos um bom local para registrar as temperaturas negativas no sul do Estado”.

O Simepar tem uma rede de estações meteorológicas pelo Paraná. “A coleta de informações são de 15 em 15 minutos, com a possibilidade da transmissão de hora em hora; a maneira de acesso é via página do Simepar (www.simepar.br)”, informa.

Instalação

Dombek também ressalta que, com a instalação da EM, a expectativa é que, ao longo dos anos, se consiga ter um histórico e afirmar que essa região Sul do Estado é bastante gelada. “Acredito que, no máximo, em 40 dias seja instalada a EM”, estima.

O engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), Josemar Bannach Fonseca, esclarece que as informações coletadas pela EM são importantes.

“Há vários microclimas na região. Em Palmas, com altitude elevada e diferenciada, provavelmente as temperaturas serão mais baixas. Além disso, temos a influência do vento. É mais um dado que irá auxiliar o Simepar, repassando aos produtores as condições adequadas para aplicação de um produto (fungicida ou inseticida) na cultura da maçã ou oleoginosas”, considera.

O engenheiro agrônomo ainda explica que a atual Estação Meteorológica está no perímetro urbano da cidade e a temperatura pode ser influenciada por alguns fatores. “Neste novo local teremos uma realidade com temperatura bem afinada”.

Solicitação

O vereador Paulo Bannake encaminhou oficio ao coordenador de Infraestrutura do Simepar, Itamar Moreira, solicitando a instalação de uma Estação Meteorológica.

Ele afirma que se amparou nos estudos do geólogo, Geraldo Barfknech, onde este indicou alguns locais para a instalação da EM no município. “Em breve teremos uma nova Estação Meteorológica no município; um grande avanço na questão meteorológica para Palmas”, pontuou o vereador.

proprietário da fazenda Santa Rita, Edmir de Campos Guimarães, considera que a Estação Meteorológica em sua propriedade será um avanço para a comunidade palmense, do Estado e também dados para o país. “Aqui é um lugar alto, com clima diferente das outras regiões”.

Classificados